Nas
ultimas décadas a humanidade começou a refletir sobre o impacto ambiental
causado pela era industrial. E para diminuir a produção de lixo e exploração
abusiva dos recursos naturais por parte das industrias, criaram o marketing
verde.
Existe
a teoria de que essa estratégia de marketing esta relacionada com a criação e
crescimento de ONGs ambientalistas tais como o WWF e o Greenpeace entre as década
de 70 e 90, e seu grande poder na imprensa.
Nasce
então o marketing verde, uma ferramenta de controle e apoio, que vai desde o
processo criativo ate o descarte final do produto. Usada por marcas para passar aos seus cliente a
imagem ecologicamente consciente, permitindo assim a obtenção de lucro com
responsabilidade ambiental.
Para
estar de acordo com o marketing ambiental o empreendimento de ser:
- · Ecologicamente correto;
- · Economicamente viável;
- · Socialmente justo;
- · Culturamente aceito;
Além
disso a empresa deve implantar um Plano de Gestão Ambiental (PGA), onde ela se atenta aos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar),
aos 4 Ss (segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação
social).
Muitos
empreendedores ainda leigos no assunto se perguntam como mostrar ao cliente que
tem essa preocupação socioambiental e que todo o processo produtivo está de
acordo com a legislação ambiental.
A
reposta é simples, com o aumento da preocupação ambiental e uso das estratégias
de marketing ambiental foi necessário criar um “selo verde” e para consegui-lo
a empresa deve estar de acordo com um sistema de normas a ISO14000.
Agora
que você já conhece o conceito e tem uma noção das normas que o empreendimento
deve atender para ser uma “amiga do verde”, será mais fácil de refletir sobre o
titulo deste artigo.
O
Marketing verde ou marketing ambiental é realmente uma preocupação sócio
ambiental ou somente um jogo de marketing para que as empresas não percam
espaço no mercado?
O
fato é que realmente existem ações que podem ser feitas pela indústria para
reduzir o impacto ambiental e obter lucratividade, e que o plano de ação para
que isso aconteça não seja apenas um projeto que nunca saia do papel.
Italo Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário