quinta-feira, 5 de julho de 2018

Marketing verde ou marketing ambiental: Uma preocupação sócio ambiental ou somente um jogo de marketing.

Nas ultimas décadas a humanidade começou a refletir sobre o impacto ambiental causado pela era industrial. E para diminuir a produção de lixo e exploração abusiva dos recursos naturais por parte das industrias, criaram o marketing verde.
Existe a teoria de que essa estratégia de marketing esta relacionada com a criação e crescimento de ONGs ambientalistas tais como o WWF e o Greenpeace entre as década de 70 e 90, e seu grande poder na imprensa.
Nasce então o marketing verde, uma ferramenta de controle e apoio, que vai desde o processo criativo ate o descarte final do produto. Usada  por marcas para passar aos seus cliente a imagem ecologicamente consciente, permitindo assim a obtenção de lucro com responsabilidade ambiental.

Para estar de acordo com o marketing ambiental o empreendimento de ser:
  • ·      Ecologicamente correto;
  • ·      Economicamente viável;
  • ·      Socialmente justo;
  • ·      Culturamente aceito;


Além disso a empresa deve implantar um Plano de Gestão Ambiental (PGA), onde ela se atenta aos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar), aos 4 Ss (segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social).

Muitos empreendedores ainda leigos no assunto se perguntam como mostrar ao cliente que tem essa preocupação socioambiental e que todo o processo produtivo está de acordo com a legislação ambiental.
A reposta é simples, com o aumento da preocupação ambiental e uso das estratégias de marketing ambiental foi necessário criar um “selo verde” e para consegui-lo a empresa deve estar de acordo com um sistema de normas a ISO14000.
Agora que você já conhece o conceito e tem uma noção das normas que o empreendimento deve atender para ser uma “amiga do verde”, será mais fácil de refletir sobre o titulo deste artigo.
O Marketing verde ou marketing ambiental é realmente uma preocupação sócio ambiental ou somente um jogo de marketing para que as empresas não percam espaço no mercado?
O fato é que realmente existem ações que podem ser feitas pela indústria para reduzir o impacto ambiental e obter lucratividade, e que o plano de ação para que isso aconteça não seja apenas um projeto que nunca saia do papel.

Italo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jardins verticais: A nova tendencia do paisagismo.

O jardim vertical é uma super tendência atual tanto da decoração quanto do paisagismo e tem se tornado cada dia mais necessário. P...