quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Agrotóxicos: Será que o aumento da produção nas lavouras vale mais que a sua saúde?


O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo, certamente esse nao é um titulo no qual devemos nos orgulhar. Pois as consequências causadas nao só ao meio ambiente quanto a nossa saúde é preocupante.
Segundo dossiê publicado pela ABRASCO – Associaçao Brasileira de Saude Coletiva realizado em parceiria com o Ministerio da Saude: 64% dos alimentos no Brasil sao contaminados por agrotóxicos.
Após analise de quase 2.500 amostras, a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria) divulgou uma lista dos alimentos mais afetados pelos produtos químicos no Brasil.



Um pouco mais sobre os agrotóxicos:
Como a maioria sabe os agrotóxicos sao produtos químicos, eles alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar doença, insetos ou plantas daninhas que alteram as plantações.
Sua utilização teve inicio na década de 60, com a modernização da agricultura, com a utilização de maquinas e sementes geneticamente modificadas (transgênicos), tudo isso com o intuito de aumentar a produtividade nas lavouras.
De acordo com o MMA(Ministerio do Meio Ambiente), o comportamento dos agrotóxicos na natureza é bastante complexo, pois o seu uso pode contaminar nao só o solo quanto os lençoes freáticos, e seus componentes podem ser levados por meio da chuva e dos ventos, dificultando assim a avaliação dos seus efeitos.
Atualmente o Brasil possui uma lei que regulamenta a utilização de agrotóxicos, cgamada Lei de Agrotoxicos n˚ 7.802/1989. Essa lei é considerada bastante permissiva se comparada a leis de outros países, isso significa que a utilização desses produtos qui é muito maior e muito maus livre por isso recebemos o titulo de campeão mundial de uso de agrotóxicos.
Em um estudo feito pelo Ministerio da Saude o glifosato é o agrotóxico mais usado no Brasil. O glifosato foi classificado como provavelmente cancerígeno pela Agencia Internacional de Pesquisa em Cancer.
O Instituto Nacional de Cancer – INCA se posicionou a favor de acoes de enfrentamento aos agrotóxicos devido aos riscos que representam a saúde, especialmente relacionados ao seu potencial cancerígeno.
PROJETO DE LEI 6.299/2002
O Projeto de Lei 6.299/2002conhecido por PL do Veneno, foi aprovado em comissão e foi para votação no plenário da Camara dos Deputados. Esse projeto de lei busca flexibilizar a utilização dos agrotóxicos no pais, tornando proibido apenas o uso das substancias que apresentam risco inaceitável.
O mesmo projeto propõe uma mudança do nome “agrotóxico” para “fitossanitário”, o que segundo pesquisadores da Fundaçao Oswaldo Cruz, tem o intuito de ocultar da população que esses produtos sao tóxicos.
#ChegaDeAgrotoxicos
Varias associações e ONGs como a ABRASCO (Associação Brasileira de Saude Coletiva), Fundaçao Oswaldo cruz, Greenpeace, ABA (Associação Basileira de Agroecologia) criaram então a campanha Chega de Agrotoxico, com o intuito de mostrar a população os danos causados por esses produtos nao só a saúde como ao meio ambiente.
Já esta está no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6670/2016 que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos(PNaRA). E para que a campanha para a aprovação da Politica Nacional de Redução de Agrotóxicos ganhe ainda mais força foi criado uma petição.
Se você ainda nao assinou a mesma, basta clicar nesse link. A saúde humana e do ambiente precisa da sua ajuda.

A postagem original você encontra encontra no site da AMPLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jardins verticais: A nova tendencia do paisagismo.

O jardim vertical é uma super tendência atual tanto da decoração quanto do paisagismo e tem se tornado cada dia mais necessário. P...