quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Inovação e sustentabilidade: Empresas desenvolvem produtos comestíveis para substituir descartáveis.



Mais uma vez voltamos a falar sobre o plástico e os danos que o mesmo causa não só aos animais marinhos quanto ao meio ambiente. A boa noticia é que já existem empresas dispostas a diminuir o uso de materiais descartáveis. E estão desenvolvendo materiais biodegradáveis para substituir os famosos descartáveis que todo mundo ama.
A sustentabilidade está assumindo um grande papel nas relações entre empresas e consumidores. A todo momento, vemos iniciativas de mudanças bastante significativas em desenvolvimento e aplicação de produtos ecologicamente adequados. Agora, duas empresas lançaram linhas de canudos comestíveis, que utilizam produtos naturais.
Vamos abordar neste artigo, este novo e curioso produto, que respeita o meio ambiente e certamente vai conquistar consumidores no mundo inteiro!
Canudos comestíveis: responsabilidade, criatividade e inovação


Desenvolvidos por uma empresa norte-americana e uma espanhola, foram lançados no mercado como duas iniciativas inovadoras. E inclusive com apelo ecológico correto.
Canudos comestíveis são excelentes pedidas para evitar poluição. Ainda trazem satisfação e despertam a curiosidade dos consumidores por poderem degustar o produto.
A empresa Loliware, dos Estados Unidos, já havia inovado com a criação de copos comestíveis, e agora, lança os canudos comestíveis compostos por algas marinhas, em diversos sabores.
Essa empresa é uma startup que consegue recursos via campanhas de crowdfunding, que vem obtendo sucesso por apresentar projetos ecológicos e inovadores, como esses canudos.

Os canudos são feitos com açúcar, gelatina bonina e amido de milho. Atualmente eles podem ou não ser aromatizados com seis sabores diferentes: limão, lima, morango, canela, maça verde, chocolate e gengibre. Se ingerida, cada unidade tem 24 gramas.
O uso da alga marinha permite a absorção de gás carbônico enquanto estão sendo produzidas. Isso contribui para pequena melhora na qualidade do ar e ainda tem a característica de se decompor com facilidade, auxiliando na redução da poluição ao meio ambiente..
Esses canudos tem um prazo de vida útil de 25 minutos, após serem utilizados em bebidas frias (temperatura ambiente) e por uma hora em bebidas geladas, sem alterar o gosto original das bebidas.
Após ser premiada na Espanha em categorias de inovação e sustentabilidade, essa startup vem conseguindo atender os mercados da Alemanha, França, Itália e Portugal.

Muito mais que canudos comestíveis

Os canudos não são os únicos produtos descartáveis que já contam com suas versões comestíveis. Diversos outros produtos já existem ou estão sendo desenvolvidos com este objetivo. Conheça alguns deles a seguir:

Copos comestíveis

Também lançados pela Loliware, são produzidos à base de caldo de cana evaporado e pectina natural, disponíveis em cinco sabores e são biodegradáveis;

Xícara comestível

Desenvolvida por Venezuelanos para a marca Café Lavazza. Produto composto por açúcar de confeiteiro e tem resistência a temperaturas das bebidas;

Pratos comestíveis

Desenvolvidos na Inglaterra, são compostos por massa de pão e estão disponíveis em oito sabores;

Colheres comestíveis

Criadas à base de arroz, trigo e painço (que necessita de menos água para ser cultivado). Este produto foi desenvolvido por um indiano, também em oito sabores. Não contém conservantes e, caso não sejam comidas, se decompõem entre 4 e 5 dias, após seu uso.
Fontes: Dehonplast
Catraca Livre
A publicação original você encontra no site da AMPLA.
#sustentabilidade
#inovação
#meioambiente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jardins verticais: A nova tendencia do paisagismo.

O jardim vertical é uma super tendência atual tanto da decoração quanto do paisagismo e tem se tornado cada dia mais necessário. P...